Trending

Recordar É Viver: O último Galo x Massa Bruta na A2 foi um show do Tricolor

Paulista e Bragantino abrem no próximo sábado o Campeonato Paulista da Série A2 de 2016. Logo de cara um clássico que coloca à prova uma das rivalidades mais antigas do interior do estado.

Tudo começou em 1929 com o primeiro confronto no campo dos Lavapés em Bragança Paulista, amistoso que terminou empatado por 1 a 1.

Em jogos oficiais, o primeiro encontro foi na Segunda Divisão de 1949. Situados em cidades próximas regionalmente os confrontos sempre foram frequentes, o Bragantino é o time que o Paulista mais enfrentou na “segundona” estadual, 65 vezes.

De lá para cá a rivalidade só aumentou, com confrontos históricos principalmente nos anos 60, final dos 80, 90 e início dos 2000.

Em 1967 disputaram ao lado do XV de Piracicaba um sensacional e histórico triangular decisivo que tiveram os jogos disputados no Pacaembu. Neste ano o Bragantino ajudou a segurar o Paulista mais um ano na “segunda”.

No ano seguinte, porém, o Galo deu o troco e subiu de forma invicta, inclusive vencendo o seu rival na fase final no Parque Antarctica.

No final dos anos 80 novamente a rivalidade foi acirrada, mas vamos lembrar aqui o último confronto entre as duas equipes pela “segundona” estadual e foi um verdadeiro show do Tricolor, em 2001, ano em que o Galo conseguiu o seu último acesso para o Paulistão.

Naquele ano a torcida jundiaiense pôde acompanhar um dos melhores times já formados em Jayme Cintra, com craques revelados na base como Artur, Thiago Martinelli, Julinho, Fábio Vidal, Fábio Gomes, Marcinho e Nenê, mesclados com outros jogadores mais experientes como Luís Carlos Goiano, Zinho e o grande capitão Vagner Mancini, todos comandados pelo saudoso e eterno Giba.

Era a 26ª rodada e o Galo, que era líder do campeonato, já fazia as contas para garantir o acesso. O Bragantino, por sua vez, não vinha de boa campanha e ainda estava ameaçado pelo rebaixamento.

Empolgado por grandes vitórias sobre Olímpia, 1 a 0 em casa, e Sãocarlense, 4 a 2 em São Carlos, a torcida tricolor encheu o estádio Jayme Cintra para empurrar o Galo mais próximo da Série A1.

Mais de 10.000 pessoas viram o show que começou logo aos três minutos com Vagner Mancini abrindo o placar, mas foi no segundo tempo que o Galo tratou de presentear a sua torcida. Marcinho fez o segundo aos 12 da segunda etapa, aos 23, novamente Mancini, desta vez de pênalti, fez o terceiro, Samir descontou para o Braga, mas Izaías, aos 31 tratou de decretar a goleada após boa jogada com Marcinho.

Festa em Jayme Cintra com direito a bandeirão passeando pela arquibancada.

Com certeza uma das maiores vitórias do Galo naquele campeonato, não só pelo placar, mas por se tratar de um rival histórico e que fez o clube chegar mais próximo do acesso, que viria algumas rodadas depois.

Excerto do Estadão sobre a rodada.

Matéria do jornal Folha de São Paulo após a goleada do Galo.

No próximo sábado as situações são bem diferentes, é apenas a primeira rodada do campeonato, mas o Bragantino já vem como franco favorito ao título da competição e a ficar com uma das duas vagas do acesso. O Galo vem se reformulando e atrasou sua preparação, mudando tudo de última hora, mas como disse um dia o grande filósofo da bola Jardel: “Clássico é clássico e vice-versa”, então dá para sonhar com uma boa estreia do Galo, para isso, sua torcida será mais uma vez fundamental para apoiar o Tricolor neste clássico.

Sábado é dia de jogo, portanto, todos os caminhos levam ao Jayme Cintra!

Abaixo a ficha técnica daquela histórica partida:

Paulista 4 x 1 Bragantino

PAULISTA: Artur; Dedimar, Ânderson, Jairo e Julinho (Fábio Vidal); Luís Carlos Goiano (Marlon), Fábio Gomes, Vagner Mancini e Marcinho; Izaías e Zinho (Nenê). Técnico: Giba.
BRAGANTINO:
Luís Fernando; Fernando, Fransérgio, Júlio César e Marcelo; Goiano, Peribé, João Santos e Alberto; Samir e Rogerinho. Técnico: Nei Pandolfo.

Estádio: Dr. Jayme Cintra – Jundiaí, SP
Campeonato Paulista 2001 – Série A2 – 2º turno – 11ª rodada
10/06/2001 – domingo à tarde
Árbitro:
Robério Pereira Pires
Público: 10.096 pagantes
Gols:
Vagner Mancini (3’/1º e pênalti, 23’/2º), Marcinho (12’/2º), Samir (25’/2º) e Izaías (31’/2º)

Veja abaixo os gols daquela partida em vídeo da TVE Jundiaí:



Confira o retrospecto histórico de Paulista e Bragantino:

Histórico de confrontos
Jogos oficiais:
Pela Série A2:
77 jogos
65 jogos
33 vitórias do Paulista
28 vitórias do Paulista
15 empates
13 empates
29 vitórias do Bragantino
24 vitórias do Bragantino
102 gols do Paulista
81 gols do Paulista
98 gols do Bragantino
80 gols do Paulista

Primeiro jogo oficial da história entre as duas equipes:
03/07/1949: Bragantino 3 x 0 Paulista, pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão (atual Série A2), em Bragança Paulista.

Último jogo oficial entre as duas equipes:
23/03/2014: Paulista 1 x 1 Bragantino, pelo Campeonato Paulista da Série A1, no estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí.

Primeiro jogo oficial da história entre as duas equipes na Série A2:
03/07/1949: Bragantino 3 x 0 Paulista, em Bragança Paulista.

Última vitória do Paulista sobre o Bragantino:
15/04/2012: Paulista 2 x 0 Bragantino, pelo Campeonato Paulista da Série A1, no estádio Dr. Jayme Cintra, em Jundiaí

*Paulista não ganha do Bragantino há 2 jogos.

Maiores vitórias do confronto:22/03/1953: Bragantino 6 x 1 Paulista, amistoso em Bragança Paulista.
25/02/1962: Paulista 5 x 0 Bragantino, pela Taça São Paulo, em Jundiaí.
04/11/1962: Paulista 5 x 0 Bragantino, pelo Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2), em Jundiaí.

1 Comentários

  1. Parabéns pela matéria!
    Sou torcedor do Braga e o Paulista pra mim é um dos nossos grandes rivais.
    Uma pena que os dois não se enfrentem estando ambos em queda. =/
    Abraço

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem