Trending

Exemplo a ser seguido

Mais uma rodada, mais uma derrota do Paulista, mais um jogo sem marcar um gol. O Galo praticamente disse adeus à Copa Paulista, sábado no Morumbi. Matematicamente ainda existe chance de classificação, mas as atuações do Tricolor não enchem de esperança os seus torcedores e os próprios jogadores, que parecem já ter jogado a toalha faz tempo.

Reflexo de um clube em crise, vivendo uma fase ruim dentro e, principalmente, fora de campo. O trabalho de laboratório que poderia ser feito na Copa Paulista para a Série A3 do ano que vem praticamente vai ser jogado fora, já que a qualidade apresentada pela equipe não contribui para que o Paulista faça ao menos uma boa campanha no estadual. E o futuro parece ser nebuloso. Passam-se os dias, passam-se as semanas, vêm os resultados negativos e nada parece mudar dentro de Jayme Cintra.

No ano que vem o Paulista disputará a Série A3, competição que já disputou por apenas três vezes em sua história e em duas delas foi Vice-campeão, conquistando acessos, por isso, o Galo tem sim a obrigação de entrar como um dos favoritos e pelo menos brigar para voltar à Série A2. Mas será mesmo possível?

Analisando o panorama atual do clube é justamente o contrário. Se começasse hoje, o Paulista seria um candidato ao rebaixamento para a quarta divisão estadual (!). É duro dizer isso, mas é a realidade.

O clube já vem a anos vivendo e sendo dirigido por abnegados, apaixonados diretores que tentam tocar o clube com poucos ou quase nenhum recursos. Respeito todos eles, não é fácil segurar esse rojão, mas no futebol de hoje não existe mais espaço para amadorismo.

O Paulista precisa se profissionalizar!

Tratar o futebol como um negócio, o clube como uma empresa que tem que ser rentável, mas como fazer isso sem dinheiro para investir?

Já que o Paulista parece não aprender com seus próprios erros, poderia ao menos seguir os exemplos de sucesso dos seus rivais.

Ontem, o São Bento de Sorocaba conquistou o acesso à Série C de 2017 e a partir do ano que vem terá um calendário anual, onde poderá se organizar, planejar e melhorar ainda mais a sua situação, já que subiu de patamar no cenário nacional e estará entre as 60 melhores equipes do Brasil.

Só que o São Bento não começou a construiu esse acesso este ano. Há muito pouco tempo atrás, em 2012, também foram rebaixados para a Série A3 do Campeonato Paulista, no segundo semestre daquele ano também fizeram uma fraca campanha na Copa Paulista e não passaram da primeira fase, mas já em 2013, conquistaram o título da Série A3, voltando para a Série A2. Em 2014, foram terceiro colocados da segundona e desde 2015 estão na A1. Esse ano fizeram ótima campanha conquistando a vaga para a Série D do Brasileiro e ontem, conquistaram o acesso para a Série C.

Isso foi possível com trabalho, com vontade, humildade e profissionalismo. Conseguiram aos poucos, de degrau em degrau, elevar o clube novamente para lugares onde está acostumado, onde ele merece estar.

Em 2012, quando o São Bento foi rebaixado, surgiu na cidade de Sorocaba uma Associação denominada “Vamos subir, Bento!”, formada por torcedores apaixonados do clube que reuniram-se para ajudar o clube naquele momento difícil. Várias ações foram feitas, como o resgate da história do clube e a principal delas, a reforma do seu antigo estádio Humberto Reale que foi transformado no Centro de Treinamentos do time profissional, tudo isso com ajuda e doações simplesmente de sua própria torcida. A diretoria, humilde, deixou e aceitou as boas ideias vindas da arquibancada e começou a se reestruturar também.

Em 2013, já com um projeto real de revitalização do estádio, foram construídos vestiários e alojamentos para os atletas, que ainda contará com lavanderia e sede administrativa.

Como conseguiram tudo isso sem dinheiro?

Porque se uniram e deixaram pessoas boas, com boas ideias trabalharem em prol do clube, sem ninguém olhar os interesses próprios.

O Paulista teve um lampejo disso com o “Novo Paulista”, mas a arrogância, falta de conhecimento do mundo do futebol e falta de humildade de sua diretoria não deixaram o projeto andar. Esperaram que o clube voltaria a crescer de um dia para o outro e não é assim que as coisas funcionam.

Os exemplos estão aí para todo mundo aprender e é só ter boa vontade para segui-los.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem