Trending

Luto: Alfredo Sampaio nos deixou, técnico do Paulista Campeão Invicto de 1968



Morreu na madrugada de hoje em Ribeirão Preto, Alfredo Sampaio, o Alfredinho, técnico renomado no interior e que garantiu ao Paulista o título de Campeão Invicto da Primeira Divisão em 1968.

O “Bruxo” como era conhecido no futebol estava com 90 anos completados no último dia 7 de fevereiro.

Enquanto jogador, Alfredinho jogou como ponta direita do Santos na década de 50 e foi bicampeão estadual em 1955/56. No ano seguinte conquistou outro estadual, desta vez pelo Grêmio. Voltou ao time da Vila Belmiro e encontrou por lá um tal de Pelé.

Encerrou sua carreira de jogador no Comercial de Ribeirão Preto no início dos anos 60.

Como auxiliar técnico foi Campeão Mundial pelo Santos em 1963 e como técnico comandou o time do Comercial de Ribeirão Preto de 1966, que ficou conhecido como “Rolo Compressor” e que ficou em quarto lugar na Divisão Especial, atrás somente de Palmeiras, Corinthians e Santos.

Chegou ao Paulista em novembro de 1968 para comandar o time na fase final do campeonato da Primeira Divisão (na prática, a segunda), substituindo o argentino Armando Renganeschi.

 
Sempre elegante, Alfredo Sampaio, comandava seus times à beira do gramado vestindo terno e gravata.

Nos cinco jogos da fase final, o Paulista conquistou três vitórias e dois empates e sagrou-se campeão, conquistando o acesso para a Divisão Especial de forma invicta, sendo o único time até hoje em toda a história da divisão de acesso a tê-lo feito desta maneira.

Apesar do título conquistado, ele não ficou no comando do Tricolor para a estreia na Especial. Arthur Zomignani assumiu o time, mas depois de quatro rodadas pediu demissão e Alfredinho voltou para comandar o Galo em mais seis partidas.

Teve ainda outra passagem por Jundiaí no ano de 1974 quando ficou à frente do Tricolor em alguns jogos pelo Torneio Seletivo, conhecido como Paulistinha.

E justamente às vésperas de um Paulista e Comercial, Alfredinho deixa nosso mundo, mas não sem antes ter escrito o seu nome na história do futebol.

Deixo aqui meus sentimentos à família e o agradecimento por ter feito parte de forma marcante da história do Paulista FC.

Descanse em paz, Bruxo!

1 Comentários

  1. Estou fazendo o levantamento das partidas do Camp. Paulista de 1968 para atualizaçao do Wikipedia, talvez possa ajudar:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Paulista_de_Futebol_de_1968_-_Primeira_Divis%C3%A3o

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem