Trending

O último Nacional x Paulista foi histórico... e inesquecível!

Sem descanso, o Paulista volta a campo já na tarde desta quarta-feira pela segunda rodada da segunda fase da Copa Paulista. O Galo vai até a capital do estado enfrentar o Nacional no estádio Nicolau Alayon a partir das 15 horas.

O Paulista é o líder isolado do Grupo 7 com três pontos, já que venceu o Rio Branco na estreia e Penapolense e Nacional empataram sem gols no outro jogo da rodada.

Para esta partida o técnico Beto Cavalcante não poderá contar com Gabriel Nunes, um dos melhores jogadores do Galo até aqui na competição, mas que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Histórico

O Naça, como é carinhosamente chamado por seus torcedores, é um dos mais tradicionais adversários do Paulista, é o sétimo adversário que o Galo mais enfrentou em toda a sua história, sendo a sua grande maioria nos campeonatos da segunda divisão. Na Copa Paulista as duas equipes se enfrentaram por duas vezes em 1999, quando o Galo conquistou o seu primeiro título.

Outro ponto em comum entre os clubes é o fato de ambos terem nascidos da ferrovia. O Paulista em 1909 trazendo em seu nome a homenagem à Companhia Paulista de Estradas de Ferro e o NAC, fundado em 1919 como São Paulo Railway Athletic Club em homenagem à São Paulo Railway Limited, empresa que tinha a concessão para o uso e domínios do sistema ferroviário do estado de São Paulo. Somente em 1946, o clube mudou o seu nome para Nacional Atlético Clube, com o fim da concessão das ferrovias por parte da empresa inglesa.

Mas você se lembra quando foi a última vez que Nacional e Paulista se enfrentaram?

São 14 anos desde o último confronto, já que o Galo ficou quase todo esse período na primeira divisão, enquanto o Nacional andou pela segunda, terceira e até quarta divisão.

Sim, foi naquele histórico e inesquecível jogo em 2001, quando o Galo conquistou o seu terceiro acesso à primeira divisão do Paulistão.

O jogo em si, não foi tão prazeroso para os torcedores do Galo assim, o Tricolor saiu derrotado do Nicolau Alayon por 1 a 0, mas tudo o que permeou aquela partida faz dela uma das mais importantes na história do Tricolor.

O Paulista ia a São Paulo para jogar por uma vitória para garantir com uma rodada de antecedência o acesso e o título da Série A2, por isso a torcida tricolor invadiu São Paulo e tomou de assalto as dependências do estádio nacionalino.

Cerca de 5 mil jundiaienses viajaram de carro, de ônibus e trem para empurrar o Galo e fazer da casa do adversário a sua própria casa.

Torcida tricolor na entrada da cidade de São Paulo no caminho para o Nicolau Alayon.

Time do Paulista que enfrentou o Nacional naquela tarde com grande presença da torcida tricolor que invadiu o Nicolau Alayon.

Em pé: Dr. Dagoberto Coimbra (médico), Prof. Lino Fachini (preparador físico), Artur, Luís Carlos Goiano, Jairo, Vagner Mancini, Fábio Vidal, Cláudio, Anderson, Buzzeto, Armando Bracalli (preparador de goleiros), Bala (roupeiro), André Zaros (preparador físico) e Cláudio (mordomo).
Agachados: Jean Carlos, Calil, Fantick, Marlon, Julinho, Fábio Gomes, Dedimar, Zinho, Sandro Sotilli, Wanderley (massagista) e Lauro.

O jogo não foi como a torcida jundiaiense esperava. A vitória do Nacional adiou temporariamente a comemoração pelo acesso. Pior que isso, os ânimos entre a torcida tricolor e a Polícia Militar da cidade de São Paulo esquentaram e uma verdadeira briga generalizada ocorreu nas arquibancadas. Muito corre-corre, torcedores feridos, alguns presos, numa confusão que teve até o uso da cavalaria pra cima dos jundiaienses.

Quem estava lá não esquece o que viveu e a história é contada até hoje na cidade de Jundiaí.

Os jornais de São Paulo destacaram também a confusão entre a torcida jundiaiense e a PM paulistana.



Felizmente, no dia seguinte, mesmo sem entrar em campo, o Galo pôde comemorar, graças à vitória do Olímpia por 2 a 1 sobre o Juventus, que impedia que o time da Mooca alcançasse o Tricolor. O acesso estava garantido e a torcida, desta vez, tomou a Avenida Nove de Julho para comemorar!

14 anos depois é hora de reencontrar este velho e tradicional adversário.

Histórico de confrontos
Jogos oficiais:
Pela Copa Paulista:
67 jogos
2 jogos
24 vitórias do Paulista
1 vitória do Paulista
22 empates
1 empate
21 vitórias do Nacional
nenhuma vitória do Nacional
78 gols do Paulista
3 gols do Paulista
76 gols do Nacional
1 gol do Nacional

Primeiro jogo oficial da história entre as duas equipes:
09/07/1961: Nacional 7 x 3 Paulista, pelo Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2), no estádio Nicolau Alayon em São Paulo.

Último jogo oficial entre as duas equipes:
23/06/2001: Nacional 1 x 0 Paulista, pelo Campeonato Paulista da Série A2, no estádio Nicolau Alayon em São Paulo.

Primeiro jogo oficial da história entre as duas equipes na Copa Paulista:
10/10/1999: Nacional 1 x 1 Paulista, no estádio Nicolau Alayon em São Paulo.

Última vitória do Paulista sobre o Nacional:
08/04/2001: Paulista 3 x 1 Nacional, pelo Campeonato Paulista da Série A2, no estádio Dr. Jayme Cintra em Jundiaí.

Maior vitória do confronto:
09/07/1961: Nacional 7 x 3 Paulista, pelo Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2), no estádio Nicolau Alayon em São Paulo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem