Trending

Taubaté x Paulista, muita tradição num confronto que já foi até de cinema

Esporte Clube Taubaté e Paulista Futebol Clube se enfrentam amanhã na quarta-feira de cinzas em prosseguimento do Campeonato Paulista da Série A2.  Será o 50º confronto em campeonatos oficiais entre os dois primeiros Campeões do Interior.

E.C. Taubaté, primeiro Campeão do Interior em 1919.


Centenários, Paulista e Taubaté já fizeram alguns confrontos históricos e aqui destacaremos dois deles.

O primeiro deles no ano de 1922, válido pela fase final do Campeonato do Interior de 1921 (o segundo disputado naquele ano), o Paulista aplicou uma de suas maiores goleadas (uma das, porque poucos dias depois aplicou outra maior ainda...) de sua história.

No campo do C.A. Ypiranga, em São Paulo, no dia 24 de fevereiro, numa sexta-feira à tarde, o Tricolor aplicou impiedosos 11 a 1 no Taubaté, abrindo sua participação na fase final do campeonato.

Com quatro gols de Batata, três de Camargo, dois de Lamaneres, um de Minguta e outro de Virgílio, o Paulista de forma sensacional e espantosa massacrou o então Campeão da Zona Central.

Excerto do jornal Correio Paulistano sobre o jogo, com o placar errôneo de 10 a 1 em favor do Paulista.


Os jornais da época destacaram de forma veemente a atuação do time jundiaiense que apresentava um dos melhores jogos de futebol da época.

Abaixo a ficha da partida:

24/02/1922

Taubaté 1 x 11 Paulista

TAUBATÉ: Paulino; Moura e Ernesto; Nino, Santinho e Sazenio; Euclides, Aristides, Cacildo, Liberalino e Jajá.
PAULISTA: Waldemar; Lilo e Jayme; Tatu, Virgílio e Candão. Favaretto, Lamaneres, Batata, Camargo e Minguta.

Local: Campo do Ipiranga – São Paulo, SP
Campeonato do Interior 1921/1922 – Fase Final – 1ª rodada
sexta à tarde
Árbitro:
Leon Worward
Gols: Batata (8’/1º, 1ºT e 30’/1º e 2ºT), Virgílio (pênalti, 1ºT), Lamaneres (1ºT e 2ºT), Minguta (2ºT), Camargo (3 no 2ºT) e Aristides (falta, 2ºT)

Time do Paulista, Campeão do Interior no certame de 1921/1922:

Equipe do Paulista F.C. - Campeão do Interior de 1921/1922 – Em pé: Waldemar, Jayme, Lilo, Candão, Virgílio e Tatu. Agachados: Favaretto, Lamaneres, Batata, Camargo e Minguta.


O segundo confronto a ser lembrado é curioso.

No ano de 1966, Taubaté e Paulista militavam na Primeira Divisão do Campeonato Paulista (na verdade a segunda, como a atual Série A2) e foram parar nas telas do cinema por meio do histórico Mazzaropi.

O lendário cineasta brasileiro durante as filmagens do filme O Corintiano, lançado em 1967, usou imagens de um confronto entre Taubaté e Paulista para ilustrar um de seus mais famosos filmes.

Para o filme, além de filmar jogos entre Corinthians e Palmeiras no Pacaembu, Mazzaropi, também filmou cenas do jogo entre o Burro da Central e o Galo da Japi para serem utilizados no filme. A partida em questão foi disputada no dia 26 de junho de 1966, na Praça Monsenhor Silva Barros, local onde se situava o antigo campo do Taubaté.

Cenas da partida podem ser vistas, quando dirigentes do Palmeiras vão solicitar o empréstimo de Pepino, filho de Leontino, o vizinho palmeirense do corintiano Seu Manoel, interpretado por Mazzaropi. Leontino jogava então numa equipe de menor expressão, não citada no filme e após o jogo, onde as cenas foram filmadas, seria contratado pelo alviverde, time de coração do seu pai.

No vídeo abaixo, tirado do filme, é possível ver as cenas citadas. É claro que as cenas onde o camisa 9, Leontino, aparece passando fácil pela zaga adversária e marcando os seus gols foram ensaiadas, mas as outras foram reais, incluindo o time adversário, que era o Paulista e mostrando o público, acrescido de cerca de mil jundiaienses que foram até o Vale do Paraíba apoiar o Galo.



O placar do jogo real foi de 1 a 1 e a ficha pode ser conferida abaixo.

26/06/1966

Taubaté 1 x 1 Paulista

TAUBATÉ: Henrique; Claudio, Celson, Baiceré e Maneco; Vaguinho e Miro; Antonio Carlos, André, Diango e Renatinho. Técnico: Rubens.
PAULISTA:
Lourenço; Julião, Jurandir, Valdir e Américo; Ademir e Nilo; Batata, Mazzola, Gilberto Marques e Gilson. Técnico: Arthur Zomignani.

Estádio: Monsenhor Silva Barros – Taubaté, SP
Campeonato Paulista 1966 – Primeira Divisão – 1ª fase – 1º turno – 8ª rodada
domingo

Árbitro: Casemiro Gomes
Renda: Cr$ 2.023.000,00
Gols: André (Taubaté); Ademir (Paulista)

Amanhã, Taubaté e Paulista farão o 50º confronto em jogos oficiais da história e o 41º pela segunda divisão. Confira abaixo o retrospecto histórico entre Burro da Central e Galo da Japi:

Histórico de confrontos
Jogos oficiais:
Pela Série A2:
49 jogos
40 jogos
15 vitórias do Paulista
11 vitórias do Paulista
21 empates
17 empates
13 vitórias do Taubaté
12 vitórias do Taubaté
71 gols do Paulista
43 gols do Paulista
76 gols do Taubaté
63 gols do Taubaté

Primeiro jogo oficial da história entre as duas equipes:
24/02/1922: Paulista 11 x 1 Taubaté, pelo Campeonato do Interior, no campo do C.A. Ypiranga em São Paulo.

Último jogo oficial entre as duas equipes:
11/09/2011: Taubaté 2 x 2 Paulista, pela Copa Paulista, no estádio Joaquim de Moraes Filho em Taubaté.

Primeiro jogo oficial da história entre as duas equipes na Série A2:
07/08/1949: Taubaté 3 x 2 Paulista, em Taubaté.

Última vitória do Paulista sobre o Taubaté:
25/06/1995: Taubaté 1 x 3 Paulista, pelo Campeonato Paulista da Série A3, no estádio Joaquim de Moraes Filho em Taubaté.

Maior vitória do confronto:
24/02/1922: Paulista 11 x 1 Taubaté, pelo Campeonato do Interior, no campo do C.A. Ypiranga em São Paulo.

1 Comentários

  1. A cara vc é outra categoria né amiguinho porra agora arrebentou com as imagens do filme e tudo...tenho orgulho de ser seu amigo...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem